Encaminhamento Multicast para Redes com Diferenciação de Serviços

Fax.: +351 253 604471
E-mail: joao (at) dsi.uminho.pt, {costa,alex} (at) di.uminho.pt

Abstract

A transformação da Internet numa infra-estrutura comercial, aliada ao aparecimento e crescente divulgação das aplicações multimédia, fez com que o serviço do tipo "melhor esforço" ( best-effort) fornecido pela Internet se tornasse claramente insuficiente. Tornou-se notória a necessidade de criação de mecanismos que garantissem Qualidade de Serviço (QoS) às aplicações/utilizadores mais exigentes. Dotar o processo de encaminhamento da capacidade de determinar os caminhos considerando os requisitos de QoS do tráfego é uma das estratégias possíveis para implementar QoS ao nível da rede.
Ao contrário da maioria das propostas para encaminhamento multicast com QoS, em que as rotas são calculadas por cada fluxo individual a pedido, neste artigo propõe-se um protocolo de encaminhamento multicast por classe de serviço. O MCMRP (Multi Class Multicast Routing Protocol) é um novo protocolo que permite a construção de árvores de distribuição de tráfego tendo em conta os requisitos de QoS das diferentes classes de serviço presentes num determinado domínio. As heurísticas propostas permitem o estabelecimento de árvores directas, em vez das árvores invertidas usadas habitualmente pelos protocolos de encaminhamento multicast tradicionais, relevando a importância das assimetrias das ligações num ambiente essencialmente unidireccional com é o das redes onde se consideram métricas de QoS.
O protocolo foi implementado e testado usando o Network Simulator. Os resultados obtidos através das simulações foram analisados e comparados com resultados obtidos através da simulação do protocolo PIM-SM.

8ª Conf sobre Redes de Computadores - A Internet e a Adaptabilidade das Redes e Aplicações às Comutações de Infra-estruturas, pp. 21-32, Alexandre Santos, Pedro Veiga, Eds, FCCN, Portalegre, Portugal, 29-30 Set 2005     Full paper