Um Modelo Cooperativo e Distribuído para a Recuperação de Informação na WWW

P-5300 Bragança, Portugal

E-mail: {exp,albano,rufino} (at) ipb.pt

Resumo

Este artigo apresenta um ambiente da recuperação de informação - SIRe - inteiramente adequado a um espaço multilingue e dinâmico da informação como a Internet. A arquitectura proposta visa assegurar que o sistema pode ser ampliado, para atingir um desempenho mais elevado e melhores resultados das pesquisas, ou reduzido para permitir economizar no sentido de obter uma melhor relação global para o custo/desempenho. Para atingir o almejado desempenho, como uma alternativa de baixo custo às máquinas paralelas tradicionais, o sistema proposto assenta em tecnologias de conveniência para a criação de uma arquitectura de cluster baseada em estações de trabalho multi-processadores, ligadas por infraestruturas de rede de elevado desempenho.

6ª Conf sobre Redes de Computadores - Protocolos Tecnologias e Aplicações para Ambientes Móveis (CRC2003), FCCN, Bragança, Portugal, 29-30 Set, 2003