Sobre o uso do Network Simulator no Ensino das Comunicações

P-4800-058 Guimarães, Portugal

E-mail: joao (at) dsi.uminho.pt

Resumo

No estudo das comunicações, a simulação aparece muitas vezes como a única ferramenta que se pode usar com relativa facilidade, dada a dificuldade em reunir equipamentos suficientes para experimentar laboratorialmente topologias complexas e determinados cenários hipotéticos de tráfego. Mas mesmo em cenários e topologias mais simples o seu uso é ainda atractivo quer pela facilidade de recolha de dados e geração de gráficos, quer também pela possibilidade de análise passo a passo das diferentes máquinas protocolares.

Em particular, o simulador NS-2, juntamente com o animador NAM, constitui um conjunto adequado de ferramentas para o ensino de comunicações por computador. O NS-2 inclui praticamente todos os protocolos IP que são ensinados ao nível de uma licenciatura, bem como algumas versões experimentais de outros protocolos. Inclui ainda um bom suporte multicast e QoS, nomeadamente DiffServ e IntServ, uma vez que é também o simulador mais popular entre os investigadores da área. Tem ainda a seu favor uma enorme comunidade de utilizadores e goza de boa manutenção por parte da equipa de desenvolvimento. Implementado num misto de duas linguagens (C++ e Otcl), consegue um bom compromisso entre a rapidez dos executáveis e a versatilidade das linguagens de scripting.

8ª Conf sobre Redes de Computadores, Workshop CRC-Ensino (CRC2005) FCCN, Portalegre, Portugal, 29-30 Set 2005    Full paper