Programação de Computadores: Compreender as Dificuldades de Aprendizagem dos Alunos

Ana Paula L. Ambrósio*, Leandro S. Almeida§, Joaquim Macedo+, Alexandre Santos+, Amanda H. Franco§

Universidade do Minho
Escola de Engenharia+
Instituto de Educação§
4710-057 Braga, Portugal

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Abstract

As dificuldades dos alunos na aprendizagem das disciplinas de programação de computadores são frequentes, explicando o insucesso académico e o abandono de alguns alunos nos cursos de informática. Neste artigo, descrevemos tais dificuldades tomando o discurso de professores e de alunos, contrastando aqui alunos com bom e fraco rendimento Neste sentido, após um levantamento da literatura internacional na área, descrevemos as percepções de professores e alunos sobre as exigências cognitivas e académicas da aprendizagem de programação.

Os resultados obtidos sugerem que os fracos alunos apresentam claras dificuldades na abstracção dos problemas e tendem para uma resolução por tentativa e erro dos problemas. Os bons alunos, descrevem uma maior concentração dos seus esforços na análise aprofundada do problema, sua partição e representação mental, avançando para a resolução com maior clareza cognitiva, organizando a solução em passos sequenciais.


Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, Vol. 19, No. 1, pp: 185-197, 2011