Computação Móvel e Ubíqua
Contents
- Fundamentos de Computação Móvel Ubíqua
- Modelos de interacção
- Sistemas e plataformas de software
- Desafios ao Desenvolvimento em ambientes reais
- Privacidade e implicações sociais
- Domínios de aplicação
Learning Outcomes
- Explicar os fundamentos gerais da computação móvel ubíqua e aplicá-los na concepção, desenvolvimento e operação de sistemas informáticos.
- Discutir a um nível profissional os principais factores tecnológicos e sociais que enquadram a transição de um paradigma desktop para a Computação Ubíqua e explicar a contribuição que diversas áreas tecnológicas podem ter na concretização de sistemas de Computação Ubíqua.
- Identificar as principais características de sistemas de computação móvel e ubíqua e descrever quais as principais implicações destas na selecção/construção de sistemas plataformas de software para o desenvolvimento de aplicações móveis e ubíquas de referência
- Descrever as tecnologias de comunicações, localização e computação mais relevantes no contexto da criação de serviços de computação móvel e ubíqua
- Identificar e caracterizar as principais plataformas de computação móvel e seleccionar o suporte de sistema mais adequado para o desenvolvimento de uma solução móvel ou ubíqua específica
- Planear e executar em equipa sistemas móveis ou ubíquos de complexidade média, tendo em conta os vários aspectos multidisciplinares envolvidos e avaliando um conjunto vasto de abordagens e tecnologias alternativas do ponto de vista da sua aplicabilidade num cenário específico.
- Aplicar abordagens de referência na criação de sistemas informáticos de complexidade média segundo os princípios do paradigma de Computação Ubíqua
- Analisar o impacto da experiência de utilização e das normas sociais na criação de aplicações de Computação Ubíqua.
Bibliography
- Fling, B. 2009. Mobile Design & Development, O'Reilly, 2009
- Oliver, E. 2009. A survey of platforms for mobile networks research. SIGMOBILE Mob. Comput. Commun. Rev. 12, 4 (Feb. 2009), 56-63. DOI= http://doi.acm.org/10.1145/1508285.1508292
- Mahmoud, Qusay H., and Zakaria Maamar. "Engineering Wireless Mobile Applications." Int. J. of Information Technology and Web Engineering 1.1 (2006): 58-73
- Distributed objects and remote invocation, Chapter 5 in Distributed Systems, Concepts and Design, 3ed, George Coulouris, Jean Dollimore and Tim Kindberg, Addison-Wesley 2001
- Richardson, L. and Ruby, S., 2007, Restful Web Services, O'Reilly
Find on this site:
Address