Universidade Católica de
Angola
Licenciatura em Engenharia
Informática
Resumo:
A computação e comunicação multimédia emergiu como uma área bastante importante de investigação e desenvolvimento. Os computadores multimédia abrem uma larga gama de possibilidades de combinação de vários tipos de médias em formato digital tal como texto, gráficos, áudio e vídeo. O aparecimento do WWW contribuiu decisivamente para o crescimento da computação multimédia.
As abordagens feitas aos sistemas multimédia
podem ser divididas em duas categorias. Uma primeira em que se faz uma
abordagem demasiado técnica, disponibilizando teorias detalhadas sobre a
engenharia multimédia, com ênfase no processamento de sinal. Essa abordagem é
mais apropriada para estudantes de pós graduação e investigadores da área de
multimédia. Numa segunda categoria em que se enfatiza a criação e gestão de
conteúdos.
Nesta cadeira pretende-se abordar os aspectos
relacionados com a computação multimédia num nível técnico mais básico, numa
abordagem de meio termo entre as duas categorias acima enunciadas. Todavia os
alunos têm que estar familiarizados com sistemas e sinais discretos no tempo em
particular com a teoria da amostragem, conversão analógica para digital, teoria
dos filtros digitais e a Transformada de Fourier.
Serão abordados quinze tópicos, sendo o
primeiro a introdução. Os restantes catorze tópicos podem ser divididos em três
partes. A primeira parte foca os sinais
multimédia, nomeadamente áudio e imagem, as suas técnicas de aquisição e
propriedades do sistema auditivo e sistema visual dos humanos. A segunda parte
foca os aspectos de processamento dos média: texto, áudio, imagem e aúdio. A
terceira parte apresenta um conjunto seleccionado de sistemas multimédia.
Os aspectos básicos de processamento dos
media serão ilustrados com exemplos e
trabalhos práticos usando o MATLAB.
Programa :
Desenvolvimento de Sistemas
Multimédia
Classificação do Média
Propriedades dos Sistemas
Multimédia
Diferentes aspectos do
Multimédia
Características do Som
Sistema Auditivo Humano
Gravação de Áudio
Representação de Sinal Áudio
Método da forma de onda
Musical Instrument Digital Interface (MIDI)
Introdução
Sistema
Visual dos Humanos
Eficiência
relativa da luminosidade
Lei
de Weber
Função
de Transferência de Modulação
Modelo
HVS
Representação
da Cor
Modelo
dos três receptores
Unificação
da cor
Diagrama
da cromaticidade
Valor
de três estímulos
Modelos de cor e transformação das primárias
Propriedades
temporais da visão
Amostragem
de Sinais Áudio
Amostragem
de Imagens 2D
Filtros
Anti-Aliasing
Digitalização
de Sinais Áudio
Conversão
Analógica para Digital
Critérios
de Fidelidade Áudio
Comparação
do MIDI com Áudio Digital
Digitalização
de Imagens
Critérios
de Fidelidade Visual
Transformada
Unitária 1D
Transformada Discreta de Fourier 1D
Transformada Discreta do Coseno 1D
Filtragem
Digital e Análise de Sub-banda
Filtros
Digitais
Análise
de Sub-banda
Transformadas
e Filtragem Digital
Transforma
Discreta de Wavelet 1D
Transformada
Unitária 2D
Transformada
Discreta de Fourier 2D
Transformada
Discreta de Coseno 2D
Transformada Discreta
de Wavelet 2D
Representação e Compressão de Texto
Representação de Texto
Princípios para
Compressão de Texto
Redundância
Estatística
Função
Densidade de Probabilidade e Entropia
Teorema de
Shannon para Codificação de Fonte sem
ruído
Codificação
de Huffman
Codificação
Aritmética
Compressão baseada em
dicionário
Técnica
LZ77
Técnica
LZ78
Princípios para Compressão Áudio
Função
Taxa de Distorção
Redundância
Estatística
Compading
e Expanding
Redundância Temporal
Codificação de Áudio
Perceptível
Normas de Compressão
Áudio
Norma de Compressão
Áudio MPEG-1
Norma de Compressão
Áudio MPEG-2
Normas de Compressão
Áudio AC
Comparação de
algoritmos de compressão
Formatos Áudio
Princípios para
Compressão de Imagem
Técnicas de Compressão
de baixa complexidade
Codificação
baseada na entropia
Codificação
run-length
Codificação
com base em previsão
Codificação de
Transformada
Transformada
Unitária
Transformada
de Bloco
Codificação
Wavelet
Comparação
da Transformada Discreta do Coseno e as Wavelets
Outras técnicas de
codificação
Quantificação
por Vector
Compressão
de Imagem Fractal
A norma de compressão
de imagem JPEG
Modo
Sequencial de Referência
Outros
Modos JPEG
A norma de compressão
de imagem JPEG2000
Formatos de Imagem
Princípios de
Compressão de Vídeo
Vídeo Digital e
Redundância da Cor
Redução da Redundância
Temporal
Estimação de Movimento
Baseada em Blocos
Algoritmos
de Estimação de Movimentos Rápidos
Normas de Compressão
Vídeo
JPEG com
Movimento
Norma de
Compressão MPEG-1
Norma de
Compressão MPEG-2
Norma de
Compressão MPEG-4
Esquema
de codificação vídeo
Norma de
Compressão H.261
Normas de
Compressão H.263+ e H.26L
Comparação
das normas codecs
Técnicas de Filtragem
Áudio
Compensação Áudio
Melhoramento do Áudio
Supressão
de ruído por Filtragem Digital
Método de
subtracção espectral
Edição de Ficheiros
MIDI
Ferramentas de Edição
de Áudio Digital e MIDI
Ferramentas Básicas de
Processamento de Imagem
Mudança de
tamanho
Cortes
Técnicas de
Melhoramento de Imagem
Aumento de
Brilho e Contraste
Reforço
de constraste
Compensação
de Histograma
Aumento de
Nitidez
Vídeo Digital
Efeitos
Especiais e Transição Gradual
Limpeza
(Wipe)
Dissolução
(Dissolve)
Aparecimento e Desaparecimento graduais de
quadros (Fade In/out)
Segmentação
de Vídeo
Operações
de câmera
Software de Edição de
Imagem e Vídeo
Bibliografia
Multimedia Signals and Systems, Mrinal Mandal Kluwer
Academic Publishers, 2003
Outros Livros:
Theoretical
Foundations of Multimedia , Robert S. Tannenbaum,
University of Kentucky, A Computer Science Press Book 1998,
cloth, 625 pages, >160 illustrations, CD-ROM, ISBN 0-7167-8321-5
Avaliação
Projecto (P) 30% - Grupos de 2 alunos
Trabalhos para Casa (TPC) 20%
- Individual
Exame 50%