Programa de Telemédia   

Ler antes o texto introdutório da sua justificação

Módulo1: Ambiente Pessoal de Computação

Equipamento

a)      Distinguir entre um  computador pessoal  portátil e ou de secretária

b)      Saber medir a memória  viva e a capacidade de armazenamento  em disco.

c)      Identificar visualmente as várias formas de ligação à Internet nomeadamente: Rede telefónica, Rede TV, Rede local , Rede sem fios (Telemóvel)

d)      Comparar as várias formas de ligação à Rede e os diversos suportes utilizados.

e)      Saber o que e como  usar um PDA : Sincronização entre o PDA e o PC ;Comunicação entre o PDA e o Telemóvel

f)        Perceber como se identifica um computador  na rede; Conseguir dado um nome obter um endereço e vice-versa

g)      Conhecer  a utilização do Serviço de Resolução de Nomes pelas restantes aplicações e saber que sintomas indicam a sua indisponibilidade e mau funcionamento; Compreender a atribuição dinâmica de nomes e endereços

h)      Conseguir diagnosticar a acessibilidade à Internet e  identificar o  operador ou organização   responsável pela falha

i)        Distinguir entre uma situação de falha e situação de congestão 

j)        Fazer a configuração dum PC ligado  à Internet

k)      Calcular os custos da sua ligação à Internet  se forem usados os métodos de taxação mais comuns: Cobrança por taxa fixa de acordo com velocidade de acesso; Cobrança por tempo de ligação; Cobrança por volume de tráfego; Métodos mistos

l)        Saber avaliar a Qualidade de Serviço oferecida pelo Fornecedor de Serviço Internet usando métricas simples

Aplicações

a)      Distinguir  entre  um  servidor e  um cliente.

b)      Distinguir  uma aplicação sequencial ou com vários fios de execução ; Distinguir um aplicação centralizada de uma  distribuída.

c)      Saber como se endereçam  as  aplicações; Perceber porque os serviços de rede usam endereços de aplicação bem conhecidos

d)      Localizar documentos sobre determinado tópico na rede.

e)      Verificar a integridade dum documento

f)        Calcular o tempo previsto de descarga dum documento dado o seu tamanho e a velocidade da linha.

g)      Conseguir calcular a melhoria do tempo médio de descarga dum documento dada a percentagem de acertos na cache.

h)      Trocar mensagens de correio electrónico multimedia ; Utilizar listas de distribuição para comunicação em Grupo

i)        Verificar a validade dum endereço de correio electrónico

j)        Trocar  mensagens de correio electrónico assinadas; trocar mensagens de correio electrónico confidencial

k)      Aceder a uma caixa de correio electrónico remota usando POP ou IMAP; Comparar POP e IMAP e cenários de utilização 

l)        Identificar uma mensagem de SPAM

m)    Detectar a presença dum utilizador na Rede; Utilizar Foruns para conversa interactiva

n)      Identificar uma ligação HTTP segura; Comprar um produto na Internet ; Conhecer os diferentes métodos de pagamento utilizados; Conhecer os perigos  a que estão sujeitos os intervenientes numa transação de Comércio Electrónico

Módulo 2: Conteúdos Digitais

a)      Construir um  documento estruturado usando uma linguagem de marcas (XML ou HTML)

b)      Construir um formulário numa página Web

c)      Corrigir  automaticamente um texto

d)      O acesso a informação em várias línguas: Codificação de caracteres; Utilizar ferramentas de tradução automática de texto

e)      Disponibilizar um documento em várias línguas; Utilização de ferramentas de Dicionário e Terminologia

f)        Julgar  se  os gráficos usados num site Web são apelativos  em termos da sua legibilidade, facilidade de uso, cor, tec

g)      Encontrar recursos gráficos para utilizar num  site web

h)      Escolher o formato de ficheiro mais adequado para os diferentes tipos de imagens gráficas.

i)        Tirar uma fotografia e incluí-la numa página Web

j)        Gravar um som e incluí-lo numa Página Web; Gravar  uma sequência de vídeo e inclui-la numa página Web

k)      Criar um documento falado a partir dum texto;  Criar  um documento escrito a partir  de voz.

l)        Compactar  um documento; Distinguir entre compressão reversível e não reversível

m)    Cifrar e decifrar um documento; Assinar um documento; Verificar a assinatura digital  dum documento

n)      Distinguir um documento multimédia dum documento com vários média

o)      Criar um documento multimedia a partir de  voz, texto e uma sequência de imagens

p)      Capturar  texto e imagens a partir do papel

q)      Conhecer os formatos mais utilizados para os diversos média

r)       Saber usar um programa de paginação,  um editor não linear de audio e um editor não linear de video

Módulo 3: Bibliotecas Digitais

a)      Saber o que é um URL e distinguir os seus componentes

b)      Distinguir entre ligações intra-documento e inter-documento, hiperligação válida e inválida  e hiperligação activa e um não activa

c)      Saber   construir   um URL robusto.

d)      Utilizar ferramentas de classificação  de documentos em texto e de sumarização automática de texto

e)      Distinguir entre palavras comuns e as com importância semântica; Saber radicalizar uma palavra em Português

f)        Criar um registo de meta-informação para um conteúdo

g)      Conhecer os principais modelos subjacentes aos motores de busca

h)      Distinguir entre linguagens de interrogação simples e estruturadas ; Saber avaliar a acessibilidade dum conteúdo

i)        Conhecer o algoritmo de funcionamento dum robot

j)        Aquisição de vídeo e áudio de um servidor na rede

k)      Interrogar um motor de busca usando operadores de proximidade e mecanismos de realimentação de relevância

l)        Perceber e compreender as barreiras colocadas pela língua nos sistemas de BD.

m)    Conhecer e compreender a utilização de recursos dependentes da língua nas BD nomeadamente  thesaurus, corpus, radicalizadores, dicionários e colecções de teste.

n)      Conhecer e compreender os conceitos subjacentes à recuperação de imagens com base no conteúdo: cor, textura, forma, etc...

o)      Utilização de motores de busca de imagens pelo conteúdo; Ilustrar um texto localizando imagens na rede

p)      Perceber a importância da detecção de tópicos em sequências áudio e vídeo

q)      Conhecer e compreender os conceitos subjacentes à recuperação de áudio e vídeo com base no conteúdo: vídeo OCR, detecção de faces e outros objectos, reconhecimento da fala

r)       Compreender os problemas na preservação a longo prazo de conteúdos digitais

 

Módulo 4: Publicação e Difusão da Informação

 

a)      Conhecer as características mais importantes do protocolo HTTP  (usado na WEB)

b)      Distinguir entre páginas  WWW dinâmicas e  estáticas; Caracterizar uma página  WWW quanto ao seu dinamismo

c)      Saber construir páginas dinâmicas com dinamismo do lado do cliente e do servidor

d)      Compreender a utilização de cookies e credenciais  para personalizar o Web

e)      Saber publicar uma página na Web;  Saber construir  um  site Web

f)        Saber avaliar a acessibilidade dum site Web;  Saber avaliar a navegabilidade dum site Web

g)      Saber gravar um CD-ROM

h)      Distinguir entre  os vários formatos usados para difusão de áudio e vídeo

i)        Dados o débito de quadros  e a resolução da imagem calcular o tamanho de ficheiro duma sequência vídeo

j)        Saber escolher o formato mais adequado em função da largura de banda disponível

k)      Saber procurar e participar numa emissão do MBONE;  Anunciar e difundir informação áudio ou vídeo no MBONE

l)        Conhecer programas para publicidade automática na Web

m)    Perceber como o registo de rasto de utilização nos clientes e servidores  da nossa navegação pode ser um perigo para a privacidade

n)      Compreender  os princípios básicos subjacentes à Televisão Digital e TV Interactiva e da Integração entre o Web e

o)      Compreender os problemas de direitos de autor na utilização de recursos Web a TV

 

Página actualizada em 05-11-2002 por Joaquim Macedo