a) Distinguir entre um computador pessoal portátil e ou de secretária
b) Saber medir a memória viva e a capacidade de armazenamento em disco.
c) Identificar visualmente as várias formas de ligação à Internet nomeadamente: Rede telefónica, Rede TV, Rede local , Rede sem fios (Telemóvel)
d) Comparar as várias formas de ligação à Rede e os diversos suportes utilizados.
e) Saber o que e como usar um PDA : Sincronização entre o PDA e o PC ;Comunicação entre o PDA e o Telemóvel
f) Perceber como se identifica um computador na rede; Conseguir dado um nome obter um endereço e vice-versa
g) Conhecer a utilização do Serviço de Resolução de Nomes pelas restantes aplicações e saber que sintomas indicam a sua indisponibilidade e mau funcionamento; Compreender a atribuição dinâmica de nomes e endereços
h) Conseguir diagnosticar a acessibilidade à Internet e identificar o operador ou organização responsável pela falha
i) Distinguir entre uma situação de falha e situação de congestão
j) Fazer a configuração dum PC ligado à Internet
k) Calcular os custos da sua ligação à Internet se forem usados os métodos de taxação mais comuns: Cobrança por taxa fixa de acordo com velocidade de acesso; Cobrança por tempo de ligação; Cobrança por volume de tráfego; Métodos mistos
l)
Saber avaliar a Qualidade de Serviço oferecida pelo Fornecedor de Serviço
Internet usando métricas simples
a) Distinguir entre um servidor e um cliente.
b)
Distinguir uma aplicação
sequencial ou com vários fios de execução ; Distinguir um aplicação
centralizada de uma distribuída.
c) Saber como se endereçam as aplicações; Perceber porque os serviços de rede usam endereços de aplicação bem conhecidos
d) Localizar documentos sobre determinado tópico na rede.
e) Verificar a integridade dum documento
f) Calcular o tempo previsto de descarga dum documento dado o seu tamanho e a velocidade da linha.
g) Conseguir calcular a melhoria do tempo médio de descarga dum documento dada a percentagem de acertos na cache.
h) Trocar mensagens de correio electrónico multimedia ; Utilizar listas de distribuição para comunicação em Grupo
i) Verificar a validade dum endereço de correio electrónico
j) Trocar mensagens de correio electrónico assinadas; trocar mensagens de correio electrónico confidencial
k) Aceder a uma caixa de correio electrónico remota usando POP ou IMAP; Comparar POP e IMAP e cenários de utilização
l) Identificar uma mensagem de SPAM
m) Detectar a presença dum utilizador na Rede; Utilizar Foruns para conversa interactiva
n)
Identificar uma ligação HTTP segura; Comprar um produto na Internet ;
Conhecer os diferentes métodos de pagamento utilizados; Conhecer os perigos
a que estão sujeitos os intervenientes numa transação de Comércio
Electrónico
a) Construir um documento estruturado usando uma linguagem de marcas (XML ou HTML)
b) Construir um formulário numa página Web
c) Corrigir automaticamente um texto
d) O acesso a informação em várias línguas: Codificação de caracteres; Utilizar ferramentas de tradução automática de texto
e) Disponibilizar um documento em várias línguas; Utilização de ferramentas de Dicionário e Terminologia
f) Julgar se os gráficos usados num site Web são apelativos em termos da sua legibilidade, facilidade de uso, cor, tec
g) Encontrar recursos gráficos para utilizar num site web
h) Escolher o formato de ficheiro mais adequado para os diferentes tipos de imagens gráficas.
i) Tirar uma fotografia e incluí-la numa página Web
j) Gravar um som e incluí-lo numa Página Web; Gravar uma sequência de vídeo e inclui-la numa página Web
k) Criar um documento falado a partir dum texto; Criar um documento escrito a partir de voz.
l) Compactar um documento; Distinguir entre compressão reversível e não reversível
m) Cifrar e decifrar um documento; Assinar um documento; Verificar a assinatura digital dum documento
n) Distinguir um documento multimédia dum documento com vários média
o) Criar um documento multimedia a partir de voz, texto e uma sequência de imagens
p) Capturar texto e imagens a partir do papel
q) Conhecer os formatos mais utilizados para os diversos média
r)
Saber usar um programa de paginação,
um editor não linear de audio e um editor não linear de video
a) Saber o que é um URL e distinguir os seus componentes
b) Distinguir entre ligações intra-documento e inter-documento, hiperligação válida e inválida e hiperligação activa e um não activa
c) Saber construir um URL robusto.
d) Utilizar ferramentas de classificação de documentos em texto e de sumarização automática de texto
e) Distinguir entre palavras comuns e as com importância semântica; Saber radicalizar uma palavra em Português
f) Criar um registo de meta-informação para um conteúdo
g) Conhecer os principais modelos subjacentes aos motores de busca
h) Distinguir entre linguagens de interrogação simples e estruturadas ; Saber avaliar a acessibilidade dum conteúdo
i) Conhecer o algoritmo de funcionamento dum robot
j) Aquisição de vídeo e áudio de um servidor na rede
k) Interrogar um motor de busca usando operadores de proximidade e mecanismos de realimentação de relevância
l) Perceber e compreender as barreiras colocadas pela língua nos sistemas de BD.
m) Conhecer e compreender a utilização de recursos dependentes da língua nas BD nomeadamente thesaurus, corpus, radicalizadores, dicionários e colecções de teste.
n) Conhecer e compreender os conceitos subjacentes à recuperação de imagens com base no conteúdo: cor, textura, forma, etc...
o) Utilização de motores de busca de imagens pelo conteúdo; Ilustrar um texto localizando imagens na rede
p) Perceber a importância da detecção de tópicos em sequências áudio e vídeo
q) Conhecer e compreender os conceitos subjacentes à recuperação de áudio e vídeo com base no conteúdo: vídeo OCR, detecção de faces e outros objectos, reconhecimento da fala
r) Compreender os problemas na preservação a longo prazo de conteúdos digitais
a) Conhecer as características mais importantes do protocolo HTTP (usado na WEB)
b) Distinguir entre páginas WWW dinâmicas e estáticas; Caracterizar uma página WWW quanto ao seu dinamismo
c) Saber construir páginas dinâmicas com dinamismo do lado do cliente e do servidor
d) Compreender a utilização de cookies e credenciais para personalizar o Web
e) Saber publicar uma página na Web; Saber construir um site Web
f) Saber avaliar a acessibilidade dum site Web; Saber avaliar a navegabilidade dum site Web
g) Saber gravar um CD-ROM
h) Distinguir entre os vários formatos usados para difusão de áudio e vídeo
i) Dados o débito de quadros e a resolução da imagem calcular o tamanho de ficheiro duma sequência vídeo
j) Saber escolher o formato mais adequado em função da largura de banda disponível
k) Saber procurar e participar numa emissão do MBONE; Anunciar e difundir informação áudio ou vídeo no MBONE
l) Conhecer programas para publicidade automática na Web
m) Perceber como o registo de rasto de utilização nos clientes e servidores da nossa navegação pode ser um perigo para a privacidade
n) Compreender os princípios básicos subjacentes à Televisão Digital e TV Interactiva e da Integração entre o Web e
o) Compreender os problemas de direitos de autor na utilização de recursos Web a TV
Página
actualizada em 05-11-2002
por Joaquim Macedo