As Intranets como Valor Acrescentado para uma Empresa

P-4700-320 Braga
e-mail: paulo (at) uminho.pt

Resumo

Uma empresa como organização económica e social gera e manuseia diversos recursos de informação, que poderão ser obtidos e disponibilizados a toda a comunidade envolvente usando os serviços oferecidos pela infra-estrutura da Internet. Neste sentido, a instalação de uma rede empresarial baseada na tecnologia Internet e na Web (Intranet) introduz como vantagens imediatas a partilha alargada de recursos (de informação e computacionais) e a circulação eficiente de informação interna, através do uso de um conjunto de serviços estável, fiável e abrangente. Uma Intranet é também um elemento relevante para a competitividade da empresa, pois para além de constituir um sinal de modernização, proporciona um mercado global e é um veículo privilegiado de cooperação interna e externa. Este documento pretende ser uma reflexão sobre o papel das Intranets para a empresa, discutindo os benefícios, os custos e os riscos relacionados com a sua implementação.

I Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial, Universidade Lusiada, Lisboa, Portugal, Jun 17-19, 1997