Estratégias alternativas na leccionação das aulas laboratoriais das comunicações por computador

Bruno Dias

Universidade do Minho
Departamento de Informática
P-4710-057 Braga, Portugal

E-mail: bruno.dias (at) di.uminho.pt

Resumo

Posicionando-se como uma das mais importantes no plano de estudos do curso de Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática da Universidade do Minho, sobretudo para os alunos do ramo de Tecnologias de Informação, a disciplina de Comunicações por Computador II aborda, em pormenor, tópicos de grande relevo na área, como o Encaminhamento na Internet, a nova versão do Protocolo Internet ou as Arquitecturas de Gestão de Redes.

A relevância destes temas requer uma formação sólida, baseada numa componente laboratorial de grande importância relativa. Com o objectivo de melhorar a qualidade da leccionação de índole prática/laboratorial foram introduzidos nesta disciplina, a nível experimental, dois métodos de implementação complementar: as exposições temáticas, por parte dos alunos, no início de cada trabalho prático e a utilização de software de simulação de equipamentos de rede com suporte a protocolos de encaminhamento IP.

Este artigo descreve esse novo regime de leccionação e consequentes adaptações no regime de avaliação dos formandos, enquadrando o plano de estudos da disciplina no plano curricular do respectivo curso, na área das comunicações por computador.

8ª Conf sobre Redes de Computadores, Workshop CRC-Ensino (CRC2005) FCCN, Portalegre, Portugal, 29-30 Set 2005    Full paper