BBS-RIA: Um BBS Multimédia baseado no WWW

Fax.: +351 234 20722
E-Mail: {cfausto,lusitana,martinho} (at) cet.pt

Resumo

O World Wide Web abre caminho a um vasto conjunto de aplicações emergentes. Mas cria também novos desafios e perspectivas a aplicações mais tradicionais como os Bulletin Board Systems ou BBSs. O Centro de Estudos de Telecomunicações e a Universidade do Minho estão a desenvolver o projecto de um BBS baseado em tecnologia WWW. Este projecto a funcionar num ambiente RDIS é o elemento central dos Demonstradores de Tecnologias e Serviços da Portugal TELECOM.

A ideia chave em que assenta todo o desenvolvimento realizado é uma ideia de comunidade de utilizadores acedendo a uma série de serviços de forma integrada.

A solução utilizada na criação do BBS, designado BBS-RIA, consiste em utilizar o protocolo HTTP para a comunicação e as páginas HTML para a representação dos boletins e outros documentos. Desta forma qualquer Browser WWW torna-se num potencial cliente do BBS.

O BBS encontra-se organizado por fora temáticos cada um com o seu coordenador e um conjunto definido de utilizadores. Dentro desses fora encontram-se três áreas distintas embora relacionadas entre si: a área de boletins informativos, a área de conferências baseada em mensagens multimédia e, por fim, a área de ficheiros.

O elemento central do sistema é um servidor HTTP complementado com um CGI responsável pela implementação de todos as funcionalidades específicas do BBS. Apresentam-se e discutem-se os mecanismos que tiveram de ser introduzidos para contemplar os requisitos próprios de um ambiente de exploração comercial do BBS.

A instalação do sistema está actualmente em curso. Nele estão envolvidos utilizadores experimentais de diversas Universidades, Escolas, Empresas, instituições públicas e privadas.

Keywords: WWW, Aplicabilidade, BBS, Educação,RDIS
Full paper