Evolução e Coexistência do Serviço de Mensagens SMS em IMS

Filipe Leitão, Sérgio Freire, Solange Rito Lima* 

PT INovação, S.A.
Portugal Telecom Group
P-3810-106 Aveiro, Portugal


Universidade do Minho*
Departamento de Informática
P-4710-057 Braga, Portugal

Tel.: +351 253 604436
Fax.: +351 253 604471
E-mail: solange at di.uminho.pt



Resumo

De modo a conquistar a confiança e potenciar a aceitação e adesão dos utilizadores às Redes de Próxima Geração (RPG), é necessário garantir que os serviços mais populares das redes legadas (GSM/GPRS) continuam presentes. O Short Message Service (SMS) é um serviço de “dados”, extremamente rentável para as operadoras de telecomunicações, que permite a troca de mensagens curtas entre utilizadores de redes móveis, fixas e indirectamente também com utilizadores da Internet.
Como se revela essencial expandir este serviço para a RPG ou permitir a sua interacção com os novos serviços de mensagens, foi efectuado um estudo onde é abordada a coexistência do SMS e do serviço de Instant Messaging (IM) nas redes legadas e nas novas redes all-IP. Neste estudo, identificam-se as normas relevantes, os protocolos utilizados e seu funcionamento nos serviços de mensagens da rede IP Multimedia Subsystem (IMS), e a forma como podem ser utilizados para garantir a interoperabilidade com o SMS.
Neste artigo apresenta-se o resultado do estudo efectuado, com o objectivo de facilitar a compreensão da solução para interoperabilidade proposta pelas entidades normalizadoras, clarificando os conceitos relacionados e facilitando, desta forma, o desenvolvimento de soluções de interoperabilidade entre serviços nas redes legadas e de próxima geração. Neste contexto, são descritos os serviços de mensagens da rede IMS e os componentes responsáveis por permitir a interoperabilidade com o SMS, em particular o seu módulo IP Short Message Gateway (IP-SM-GW).


Actas da 9ª Conferência de Redes de Computadores (CRC2009), Oeiras, Portugal, Outubro, 2009