Jogos On-line: Estudo sobre QoE e QoS

João Carvalho, João Oliveira, Paulo Carvalho 


Universidade do Minho
Department of Informatics
P-4710-057 Braga, Portugal

Tel.: +351 253 604436
Fax.: +351 253 604471
E-mail: pmc at di.uminho.pt



Resumo

Este artigo apresenta um estudo de serviços actuais e emergentes suportados na Internet em torno dos jogos on-line. São abordados os requisitos de desempenho que os jogos mais exigentes impõem às redes TCP/IP, a qualidade de serviço prestada pelos ISPs e também a qualidade experienciada pelos jogadores em Portugal. A realização deste estudo assenta no contacto directo com alguns dos principais produtores de jogos para obter informações quanto ao seu funcionamento, em entrevistas a jogadores para saber as suas opiniões sobre os serviços que utilizam, discutindo-se ainda possíveis soluções com profissionais que trabalham para fornecedores de serviços de Internet em Portugal. Neste contexto, apresentam-se os resultados da análise e do estudo efectuado, identificam-se e quantificam-se os principais parâmetros de QoS, e propõem-se possíveis soluções para melhorar tanto a qualidade de serviçoo como a qualidade de experiência deste tipo de aplicações.


10ª Conferência sobre Redes de Computadores (CRC 2010)